Sem título

Oficina de Som Direto no documentário

FORUMDOC-BH 2010

mostra do filme documentário e etnográfico

 

 

“Abre-te, ouvido, para os sons do mundo. Abre-te, ouvido, para os sons da vida”
“Agora, nada faço além de ouvir… Ouço todos os sons que correm juntos, combinados que se fundem ou se sucedem sons da cidade e de fora da cidade, sons do dia e da noite” (Walt Whitman , Songs of Myself)
Em sua 6a edição, a oficina de realização audiovisual do forumdoc.bh será dedicada à captação de áudio e desenho de som no cinema documentário. Durante uma semana, os participantes são convidados a pensar o som (e o silêncio) como pensamento e linguagem dotada de características próprias, como aquilo que se revela e significa fora do quadro, conferindo novas camadas de sentido à imagem com a qual dialoga. A oficina tem, também, como objetivo, apresentar diferentes processos de captação e suas adversidades, equipamentos, e técnicas através de exercícios de campo e audição do material, assim como a apresentação de trechos de filmes que possuem projetos sonoros que dialogam com a proposta da oficina.

A oficina será ministrada pelo diretor, roteirista e técnico de som formado em Cinema e Vídeo pela Academie de Beaux Arts de Bruxelas, na Bélgica Nicolas Hallet, e pela diretora e técnica de som Simone Dourado. Simone e Hallet ministram cursos de desenho e captação de som desde 1999 e têm trabalhado em diversos curtas e longas em todo o país.

 

Sem comentários: